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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPI FORA DE SEDE
  3. Paragominas
  4. Paragominas - Artigos Científicos
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/987
Title: Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020.
Authors: SANTANA, Sérgio Rodrigues de
GIRARD, Carla Daniella Teixeira
COSTA, Levi Cadmiel Amaral da
GIRARD, Cristiane Marina Teixeira
COSTA, Daniel Jackson Estevam da
Keywords: COVID-19
Corona Vírus
SARS-CoV-2
Síndrome Respiratória Aguda Grave
Pandemia do Coronavírus
Psicologia - COVID-19
Serviços psicológicos - COVID-19
Issue Date: 2020
Publisher: Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Citation: SANTANA, Sérgio Rodrigues de et al. Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, CE, v. 6, n. 1, p. 59-71, jan./abr., 2020. Disponível em: repositorio.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/987. Acesso em:
Resumo: No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. Objetiva refletir de forma crítica sobre o papel da tecnologia quanto aos atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020. Teve abordagem qualitativa, o método descritivocompreensivo-interpretativo, inclinação interdisciplinar de autores e a coleta de dados de fontes primárias por meio de documentos legislativos, normativos, científicos e informativos publicados no site do Conselho Federal de Psicologia. O aporte teórico da Ciência da Informação se apoiou nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Ao considerar a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020 é preciso repensar as reservas e desafios dos serviços clínicos psicológicos mediados pelas TIC, pois eles se tornaram importantes para uma grande parcela da população brasileira situada no distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, contextos que possibilitam o surgimento e/ou potencializam fenômenos como angústia, ansiedade e o estresse.
Abstract: In 2019–20 coronavirus pandemic context the clinical psychological services mediated by information and communication technology has become essential to mental health. These services are clinical activities performed by registered psychological at the Braziliam Federal and Regional Psychology Councils through the e-Psi sistem. This article aims critically reflect about technology, viewing the clinical psychological services mediated by information and communication technology in the 2019–2020 coronavirus pandemic context.The qualitative was the approach used, descriptive-comprehensive-interpretative method and authors' interdisciplinary inclination and the collection of data was done from the primary sources through legislative, normative, scientific and informational documents, as well as news published on the Psychology Federal Council’s website.The theoretical contribution goes through the Information Science field and is based on the theories of the Information Technology Revolution and Technology's Philosophy. When considering the relationship between technology, Psychology, human behavior and clinical psychological services, the Psychology field goes on useing classic theories to interpret new behavioral and social constructs originated in the Information and Knowledge Society. Between 1995 and 2012 in the historical-epistemic perspective, there were significant advances regarding theoretical, technical and epistemic studies about the clinical psychological services mediated by information and communication technology. However, in the 2019–2020 coronavirus pandemic emerges the needs to rethink reservations and challenges regarding the use of technologies in clinical psychology emerges, because they have become important for a large portion Brazilian population located in social distance, home isolation and / or quarantined, contexts that enable the emergence and / or enhance phenomena such as anguish, anxiety and stress.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/987
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