Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. EDUFRA
  3. FCAP/EDUFRA - Livros
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971
Título: Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia
Autor(es): GONÇALVES, Janae (org.)
MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.)
MIRANDA, Andrea da Silva (org.)
MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.)
Palavras-chave: Formação de Professores
Acessibilidade
PARFOR/UFRA
Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia
ACESSAR/UFRA
Data do documento: 2017
Editor: UFRA/Belém
Citação: SEMINÁRIO PARFOR/UFRA, 4.; SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, 2., 2017. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: .
Resumo: É com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971
Aparece nas coleções:FCAP/EDUFRA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seminário PARFOR-UFRA...pdf5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com