Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPI FORA DE SEDE
  3. Capanema
  4. Capanema - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Seminários etc.)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-02-22T14:04:49Z-
dc.date.available2019-02-22T14:04:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSARDEIRO, Luciana da Silva Moraes; SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza. A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 4.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CCGUnB, 1., 2018, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UNB, 2009. Realizado de 28 a 30 de novembro de 2018. Método de Pesquisa: MET 2 – Estudo de Caso/Campo. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUNB / FACE / Departamento de Ciências Contábeisen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias Ativasen_US
dc.subjectPeer Instuctionen_US
dc.subjectEnsino Ativoen_US
dc.subjectEducação Contábil - Ensino Ativoen_US
dc.subjectCiências contábeis - Metodologias Ativasen_US
dc.titleA Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade.en_US
dc.typeTrabalhos de eventospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5101052717062621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227919192536907pt_BR
dc.contributor.authorSARDEIRO, Luciana da Silva Moraes-
dc.contributor.authorSOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo verificar se há melhoria no desempenho apresentado e percebido pelos estudantes no Curso de Ciências Contábeis através do uso da metodologia ativa do Peer Instruction (PI) auxiliada pela aplicação de questionário em forma de jogo na plataforma educacional Kahoot. O desenho metodológico adota o método de abordagem dialético do tipo qualitativo, classificado quanto aos objetivos como exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada brasileira e com uma técnica que coleta os dados por meio da análise das interações de grupos focais ao se discutir alguns tópicos sugerido na metodologia da PI. A amostra foi constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que existem indícios de que o uso da PI auxiliado pelo Kahoot em grupos focais contribui com a melhoria do desempenho no aprendizado.en_US
dc.description.abstractThis article aims to verify if there is improvement in the performance presented and perceived by students in the Course of Accounting Sciences through the use of the active methodology of Peer Instruction (PI) aided by the application of questionnaire in game form in the educational platform Kahoot. The methodological design adopts the method of dialectic approach of the qualitative type, classified as exploratory objectives. The study was carried out in a Brazilian private higher education institution and with a technique that collects the data through the analysis of the interactions of focus groups when discussing some topics suggested in the IP methodology. The sample consisted of 34 volunteer students. The results indicate that there are indications that the use of Kahoot-assisted PI in focus groups contributes to improving learning performance.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5746-1746pt_BR
Aparece nas coleções:Capanema - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Seminários etc.)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Peer Instruction no Ensino Ativo da Contabilidade.pdf294,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com