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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-06-05T17:21:56Z-
dc.date.available2018-06-05T17:21:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Aline et al. O universo lúdico da programação de computadores com logo no ensino fundamental. In: Workshop sobre Educação em Informática, 23., 2015, Recife, PE. Anais... Recife, PE: 2015.en_US
dc.identifier.urirepositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/378-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherXXIII Workshop sobre Educação em Informáticaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProgramação de computadores - Ensino fundamentalen_US
dc.subjectProgramação de computadores - Ensinoen_US
dc.subjectProgramação de computadores - Logoen_US
dc.subjectProgramação de computadores - Lúdico - ensino fundamentalen_US
dc.subjectLogo - Ambiente KTurtleen_US
dc.titleO universo lúdico da programação de computadores com logo no ensino fundamentalen_US
dc.typeWorking Paperen_US
dc.contributor.authorSOUSA, Aline-
dc.contributor.authorSILVA, Sivaldo-
dc.contributor.authorRAIOL, Alberto A. C.-
dc.contributor.authorSARGES, João-
dc.contributor.authorBEZERRA, Fábio de Lima-
dc.description.resumoCriar um programa de computador exige habilidades como a ordenação do pensamento, pensamento abstrato, resolução de problemas e raciocínio lógico e matemático. Promover o contato de alunos do ensino fundamental com o universo da programação de computadores ´e uma oportunidade de estimular, de forma mais acelerada, o desenvolvimento dessas habilidades. Este artigo relata a experiência que alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas em Belém-PA tiveram com a programação de computadores. No caso, alunos do sétimo e oitavo anos assistiram aulas de Logo no ambiente KTurtle. Observamos que os alunos que tiveram contato com essa experiência melhoraram o desempenho na disciplina de matem´atica. Esperamos que relatos como os apresentados neste artigo estimulem a adoção da disciplina de programação de computadores na grade curricular de alunos do ensino fundamental.en_US
dc.description.abstractBuild a computer program requires skills as the ordination of thought, abstract thinking, problem solving and logical and mathematical reasoning. Promote contact elementary students with the world of computer programming is an opportunity to stimulate the development of these skills. This paper reports the experience that elementary school students from two public schools in Belém-PA had with computer programming. These students are from the seventh and eighth years, and they had computer programming classes with the Logo language in KTurtle environment. We observed that the students who had contact with this experience improved their performance on math, when compared with classmates that did not have contact. We hope that the reported experience stimulates the adoption of computer programming initiatives in the curriculum of elementary school students.en_US
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O Universo L´udico da Programaçao de Computadores com logo...pdf139,37 kBAdobe PDFThumbnail
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