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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. TEDEX
  4. Dissertações - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/291
Título: Demanda e necessidade de informação dos participantes do Programa de Extensão “UFRA na Reforma Agrária”
Orientador: GONZÁLES DE GOMEZ, Maria Nélida
Autor(es): SANTOS, Ana Cristina Gomes
Palavras-chave: Regime de Informação
Demanda de informação
Ação de Informação
Ações Transversais de Informação
Assentamento Rural
Extensão Rural
Extensão universitária
Data do documento: 2014-03
Editor: UFRJ/IBICT
Citação: SANTOS, Ana Cristina Gomes. Demanda e necessidade de informação dos participantes do Programa de Extensão “UFRA na Reforma Agrária”. 108 f. 2014. Orientadora: Maria Nélida Gonzáles de Gomez. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/291. Acesso em:
Resumo: Reflete sobre a necessidade e demanda de informação de grupos de pessoas do Assentamento Abril Vermelho localizado no Município de Santa Bárbara no Estado do Pará, e a relação que se estabelece no âmbito de um programa de extensão universitária da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) realizado nesse ambiente. Apresenta histórico de mudança epistemológica, política e informacional que passou o Ensino de Ciências Agrárias na Amazônia e a Instituição até sua transformação em Universidade. O estudo exploratório vem pautado no referencial teórico sociopolítico de Regime de Informação, em ações e práticas que demandam no contexto informacional de interações das ações realizadas na extensão. As considerações dessa interação são reportadas sob o ponto de vista do olhar dos assentados participantes e das práticas que se estabelecem nesse elo, no contexto do agricultor e os órgãos responsáveis pelo Assentamento e das ações da Universidade. O estudo apontou os desafios interdisciplinares de acesso, uso e produção de informação, o fluxo informacional e organizativo do Assentamento e também indicativos de ações futuras para inserção no Programa de Extensão da UFRA.
Abstract: Reflects on the need and demand for information from groups of people land settlement Abril Vermelho located in Santa Barbara County in the state of Pará, and the relationship that is established within a university extension program of the Federal Rural University of Amazonia (UFRA) performed in this environment. Presents historical epistemological change, political and informational now the Teaching of Agricultural Sciences in the Amazon and the Institution until its transformation in University. The exploratory study has guided the theoretical framework of sociopolitical scheme info in actions and practices that demand the informational context of interactions of actions performed in the extension. The considerations of this interaction are reported from the point of view of the gaze of the participants seated and practices that establish this link, in the context of the farmer and the organs responsible for the actions of the land settlement and the University. The study pointed to the interdisciplinary challenges of access, use and production of information, the informational and organizational flow of the land settlement and also indicative of future actions for inclusion in the Extension Program UFRA.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/291
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