
O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2025-05-14T14:15:38Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T14:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ana Paula da Silva. O discurso argumentativo em cartas de reclamação produzidas por alunos do 4º ano do ensino fundamenta. 2013. 162 f. Orientadora: Monica de Souza Serafim. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2012 | en_US |
dc.identifier.other | CDD 469.80071081231 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2628 | - |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Prosa escolar brasileira - Fortaleza(CE) | en_US |
dc.subject | Língua portuguesa - composição e exercícios | en_US |
dc.subject | Língua portuguesa - estudo e ensino - Fortaleza(CE) | en_US |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental - linguagem | en_US |
dc.subject | Escolas municipais - Fortaleza(CE) | en_US |
dc.title | O discurso argumentativo em cartas de reclamação produzidas por alunos do 4º ano do ensino fundamenta | en_US |
dc.type | Dissertation | en_US |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3137228410037896 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SERAFIM, Monica de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1098297712684662 | pt_BR |
dc.contributor.author | ALVES, Ana Paula da Silva | - |
dc.description.resumo | Segundo a Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a argumentação encontra-se marcada nas escolhas linguísticas, em que os encadeamentos argumentativos possíveis no discurso não estão ligados apenas às informações que elas veiculam, mas à estrutura linguística dos enunciados. Assim, os sentidos dos enunciados indicam a direção da continuação do diálogo, orientando o interlocutor a certo tipo de conclusão. Sob o ponto de vista da argumentação na língua, em que o encadeamento argumentativo está ligado à estrutura linguística dos enunciados, a presente pesquisa teve como escopo investigar o desenvolvimento do discurso argumentativo na escrita do gênero carta de reclamação de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. De acordo com a tipologia científica, que classifica os diversos tipos de pesquisas, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa do tipo explicativa, todavia, de base interpretativa e de caráter descritivo, visto que a pesquisa adotou um desenho experimental, que se justifica pelo fato de se trabalhar com uma sequência didática e a participação de um grupo experimental. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostos teóricos ducrotianos da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), a concepção de linguagem dialógica baktiniana, assim como baseados em Koch (1992, 1997, 2003, 2006), identificamos e analisamos os enunciadores presentes nas cartas produzidas. A análise segue procedimentos quantitativos e qualitativos. No que diz respeito ao gênero carta de reclamação, seguimos os pressupostos de Schneuwly e Dolz (2004), Barton & Hall (2000), e Bazerman (2005). Inicialmente, identificamos os elementos constituintes da estrutura do gênero carta de reclamação. Em seguida, analisamos os aspectos discursivos e argumentativos das cartas, momento em que verificamos o desenvolvimento do tema e a construção de sentido nas cartas de reclamação produzidas. Por fim, examinamos os aspectos socioculturais emergentes no corpus. Concluímos que a argumentação, como um traço constitutivo dos enunciados, está presente nas produções dos alunos, desde cedo, e que por isso ela é legítima na escrita infantil. Ressaltamos, contudo, que, embora a argumentação seja inerente à língua, como postula Ducrot (1980), faz-se necessário o ensino sistemático desta para que os textos argumentativos infantis sejam eficazes. | en_US |
dc.description.abstract | According to the Theory of Argumentation in Language (TAL), the argument is marked in the linguistic choices, which the argumentative thread in the discourse is not only connected to the information that they convey, but the linguistic structure of utterances. The senses of statements indicate the direction of dialogue, directing callers to a kind of conclusion. From the point of view of the argument in the language, in which the thread argumentative is connected to the linguistic structure of utterances, the present study was scoped to investigate the development of argumentative discourse in writing genre letter of complaint from students of the 4th grade of elementary school of a public school in Fortaleza. According to scientific typology, which classifies the various types of research, this study was characterized as a kind of explanatory research, however, with a basic interpretative and descriptive character, the research adopted an experimental design, which is justified by the fact working with a didactic sequence and the participation of an experimental group. For data analysis, we used the Theory of Argumentation in Language (TAL), the dialogical conception of language of Bakhtin as well as based on Koch (1992, 1997, 2003, 2006), we identify and analyze enunciators present in letters produced. The analysis is quantitative and qualitative procedures. With regard to gender letter of complaint, we follow the assumptions and Schneuwly & Dolz (2004), Barton & Hall (2000) and Bazerman (2005). Initially, we identified the constituents of the structure of gender letter of complaint. Then we analyze the discursive and argumentative aspects of the letters, when we checked into the development of the theme and the construction of meaning in complaint letters produced. Finally, we examined the emerging sociocultural aspects in the corpus. We conclude that the argument, as a constitutive feature of utterances, is present in the productions of the students and therefore it is legitimate in writing for children. We emphasize, however, that although the reasoning is inherent in the language, as postulated Ducrot (1980), it is necessary a systematic teaching of this, to the children's argumentative texts be effective. | en_US |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-1762-8852 | pt_BR |
dc.contribuitor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1518-3009 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Externas a UFRA |
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