Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445
Título: Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas.
Autor(es): BRASIL, Heloisa dos Santos
RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
Palavras-chave: Biblioteca acadêmica
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Avaliação institucional
Avaliação de cursos
University libraries
National Higher Education Evaluation System
Institutional evaluation
Course evaluation
Data do documento: 2024-10-18
Editor: Estud. Aval. Educ. (Fund. Carlos Chagas)
Citação: BRASIL, Heloisa dos Santos; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, p. e10544, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445. Acesso em: .
Resumo: O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor
Abstract: The present article aims to analyze the meanings of the general and specific objectives of the research published between 2004 and 2021 on the evaluation of the National Higher Education Evaluation System for federal university libraries. A systematic literature review and interpretation of meanings were used to analyze 31 studies. Research focused primarily on providing tools for libraries to prepare for external evaluations, seeking to adopt indicators. The minority considered self-assessment and the majority prioritized the notion of regulation over evaluation. Research with critical analysis is therefore needed to understand the full extent of the evaluation system and its regulatory effects on the sector.
El artículo tiene como objetivo analizar los significados de los objetivos generales y específicos de las investigaciones publicadas entre 2004 y 2021 sobre la evaluación del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior para bibliotecas universitarias federales. Para el análisis de 31 investigaciones, se utilizaron los métodos de revisión sistemática de la literatura e interpretación de significados. Predominaron investigaciones con la finalidad de instrumentalizar la biblioteca para las evaluaciones externas, visando la adopción de los indicadores. La minoría consideró la autoevaluación y la mayoría priorizó el significado de la regulación sobre la evaluación. Por lo tanto, son necesarias investigaciones con análisis críticas para comprender la totalidad del sistema evaluativo y sus efectos regulatorios sobre el sector.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445
Aparece nas coleções:Biblioteca Central - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO DO SINAES PARA AS BUS.pdf535,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com