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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPI FORA DE SEDE
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  4. Capanema - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2024-10-08T17:40:41Z-
dc.date.available2024-10-08T17:40:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Ebson Pereira et al. Mercado consumidor de carne suína e derivados em Capanema, Pará. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 31683-31694, maio, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2430. Acesso em:en_US
dc.identifier.issn2525-8761-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2430-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherBrazilian Journal of Developmenten_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSuinocultura - atributos da carneen_US
dc.subjectSuinocultura - comportamento do consumidoren_US
dc.subjectCapanema-PA - perfil socioeconômicoen_US
dc.titleMercado consumidor de carne suína e derivados em Capanema, Paráen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3646672308700905pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957301529829822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3577967500370003pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948659839228467pt_BR
dc.contributor.authorCÂNDIDO, Ebson Pereira-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Gerson Diego Pamplona-
dc.contributor.authorMELO, Waldjânio de Oliveira-
dc.contributor.authorGOMES, Tamyres Braun da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Ysteffani Silva e-
dcterms.identifier.citationhttp://lattes.cnpq.br/8103705375686607pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil dos consumidores de suíno em Capanema-PA. Foram aplicados 400 questionários contendo perguntas abertas e fechadas, a fim de obter dados qualitativos e quantitativos. Os resultados foram processados com software Excel for Windows versão 2007. Dentre os entrevistados, 51,75% (207/400) são do sexo feminino e 48,25% (193/400) do sexo masculino. A maioria possui entre 1 a 2 salários mínimos (35,75%), ensino médio completo. 38,5% relataram não consumir carne suína, devido principalmente a não apreciação (44,81%) e medo de adquirir verminose ao consumi-la (22,73%). Verificou-se consumo per capita anual 6,45 kg, onde o método de preparado mais utilizado é o assado na brasa, dando preferência a carne fresca, tendo como local preferido de compra o açougue (55,28%). Os atributos considerados mais importantes em relação ao ponto de venda da carne suína foram a conservação adequada (29,6%) e a higiene das instalações (24,8%). A Costela (42,05%) é o corte favorito. A falta de informações sobre a existência de carne suína com menor teor de gordura, além de aspectos ligados a sanidade, ocasiona diminuição do consumo dessa carne em Capanema-PA.en_US
dc.description.abstractThe aim of this study was to characterize the profile of pig consumers in Capanema-PA. 400 questionnaires containing open and closed questions were applied in order to obtain qualitative and quantitative data. The results were processed with Excel for Windows version 2007 software. Among the interviewees, 51.75% (207/400) are female and 48.25% (193/400) are male. Most have between 1 and 2 minimum wages (35.75%), complete high school. 38.5% reported not consuming pork, mainly due to lack of appreciation (44.81%) and fear of acquiring worms when consuming it (22.73%). There was an annual per capita consumption of 6.45 kg, where the most widely used method of preparation is roasting on coals, giving preference to fresh meat, with the butcher's favorite place of purchase (55.28%). The attributes considered most important in relation to the pork meat selling point were adequate conservation (29.6%) and the hygiene of the facilities (24.8%). The Rib (42.05%) is the favorite cut. The lack of information on the existence of pork with lower fat content, in addition to aspects related to health, causes a decrease in the consumption of this meat in Capanema-PA.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5235-6768pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7982-8817pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5944-5133pt_BR
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