Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Language
    • português
    • English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. PPGAGRO
  4. Dissertações - Agronomia
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2403
Title: Análise fisiológica e anatômica de folíolos em diferentes estádios de desenvolvimento de plantas jovens de andiroba (carapa guianensis aubl.)
Advisor: PINHEIRO, Hugo Alves
Authors: MORAES, Fabrícia Kelly Cabral
Keywords: Fisiologia vegetal
Estádio foliolar
Troca gasosa
Pigmento cloroplastídico
Anatomia foliar
Andiroba
Gas exchange
Chloroplastic pigment
Leaflet development
Leaflet anatomy
Clorofila
Carotenóide
Desenvolvimento foliar
Fotoassimilado
Carotenoid
Chlorophyll
Photoassimilate
Estômato
Nectário extrafloral
Tricoma
Extrafloral nectarie
Stomata
Trichome
Andiroba
Carapa guianensis Aubl.
Issue Date: 2024-09-23
Publisher: UFRA / Campus Belém
Citation: MORAES, Fabrícia Kelly Cabral. Análise fisiológica e anatômica de folíolos em diferentes estádios de desenvolvimento de plantas jovens de andiroba (carapa guianensis aubl.). Orientador: Dr. Hugo Alves Pinheiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2403. Acesso em: .
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a síntese e distribuição de pigmentos cloroplastídicos, as trocas gasosas e produção de assimilados e caracterizar a anatomia de folíolos de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) em diferentes estádios de desenvolvimento. Mudas de andiroba de oito meses de idade foram cultivadas em casa de vegetação, em vasos de 20 L, preenchidos com latossolo amarelo textura média. Durante todo o período experimental as plantas foram irrigadas diariamente. Foram determinados os diferentes estádios de desenvolvimento dos folíolos levando-se em conta a coloração do limbo. Foram identificados sete estádios foliolares diferentes (E0, El, E2, E3, EA, ES e E6), além do metáfilo. A taxa líquida de assimilação de CO; (4) foi negativa no estádio E1, justificada pelos teores reduzidos de clorofilas a. A partir do estádio E2, foi constatado um gradual aumento em 4, tornando-se positiva e diretamente relacionada ao desenvolvimento dos folíolos. A condutância estomática (gs) e a transpiração (E) e a eficiência no uso da água aumentaram em função do desenvolvimento dos folíolos, principalmente no E4 e E6. Os teores de sacarose e amido aumentaram com o desenvolvimento dos estádios dos folíolos, influenciados pelo aumento crescente da taxa fotossintéticaa Não houve uma relação direta entre carboidratos solúveis totais e 4. As trocas gasosas, pigmentos foliares e concentrações de amido e sacarose foram maiores com o desenvolvimento do folíolo, em especial a partir do estádio E4. Para as avaliações anatômicas, foi observado que, nos diferentes estádios de desenvolvimento do folíolo de C. guianensis, estruturas anatômicas como a camada de cera epicuticular, epiderme, parênquimas, estômatos, nectários extraflorais e cristais são qualitativamente comuns a todos os estádios de desenvolvimento. No entanto, um maior acúmulo de amido foi visualmente constado em folíolos mais maduros e a freqilência estomática foi maior na epiderme abaxial nos estádios E4, ES e E6, enquanto os tricomas foram mais frequentes na epiderme adaxial em E1 a E3.
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a síntese e distribuição de pigmentos cloroplastídicos, as trocas gasosas e produção de assimilados de folíolos de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) em diferentes estádios de desenvolvimento. Mudas de andiroba de oito meses de idade foram cultivadas em casa de vegetação, em vasos de 20L, preenchidos com latossolo amarelo textura média. Durante todo o período experimental as plantas foram irrigadas diariamente. Foram determinados os diferentes estádios de desenvolvimento dos folíolos levando-se em conta a coloração do limbo. Foram identificados sete estádios foliolares diferentes (E0, El, E2, E3, FA4, E5 e E6), além do metáfilo. A taxa líquida de assimilação de CO, (4) foi negativa no estádio El, justificada pelos teores reduzidos de clorofilas a. A partir do estádio E2, foi constatado um gradual aumento em 4, tornando-se positiva e diretamente relacionada ao desenvolvimento dos folíolos. À condutância estomática (g.) e a transpiração (E) e a eficiência no uso da água aumentaram em função do desenvolvimento dos folíolos, principalmente no E4 e E6. Os teores de sacarose e amido aumentaram com o desenvolvimento dos estádios dos folíolos, influenciados pelo aumento crescente da taxa fotossintética. Não houve uma relação direta entre carboidratos solúveis totais e À. As trocas gasosas, pigmentos foliares e concentrações de amido e sacarose foram maiores com o desenvolvimento do folíolo, em especial a partir do estádio E4.
Diferenças qualitativas na anatomia dos folíolos de plantas jovens de Carapa guianensis (Aubl.) em diferentes estádios de desenvolvimento foi analisada por meio da comparação da organização estrutural e microquímica dos folíolos desta espécie. Diferenças quantitativas foram averiguadas apenas para frequência estomática e de tricomas. As técnicas anatômicas de dissociação de epiderme, seções transversais, e coloração diferenciada para teste microquímico, com auxílio de microscopias de luz e eletrônica de varredura foram utilizadas. Foi constatado, que nos diferentes estádios de desenvolvimento do folíolo de C. guianensis, estruturas anatômicas como a camada de cera epicuticular, epiderme, parênquima paliçádico e lacunoso, estômatos, nectários extraflorais, tricomas, cristais e amido são comuns a todos os estádios de desenvolvimento. Foi verificado que o folíolo é anfiestomático e possui simetria dorsiventral relativamente bem definida. Os estômatos são anomocíticos, presentes em maior frequência na superfície abaxial. Em seção transversal a margem é do tipo fletida e revoluta com feixes de fibras delimitando-a. À nervura central é composta por células esclerenquimáticas com xilema voltado para a face adaxial e floema para a face abaxial. Foi observada a presença de cristais, mais ou menos esféricos (drusas), encontrados quase sempre aos pares e em maior freqiência na superfície abaxial dos folíolos e nas impressões das nervuras secundárias. Em relação às substâncias ergásticas, foi diagnosticada a presença de bainha amilífera e presença de grãos de amido no parênquima paliçádico de todos os estádios de desenvolvimento, no entanto, o maior acúmulo de amido foi visualmente constatado para os estádios de desenvolvimento mais maduros (ES e E6).
Abstract: This research aimed to evaluate leaflet concentration of ehloroplastic pigments and changes in gas exchange, carbohydrates accumulation and anatomical characteristics as a function of leaflet development in young andiroba plants (Carapa guianensis Aubl.). Andiroba seedlings were cultivated under greenhouse conditions, under continuous irrigation, in 20 L pots filled with flat loam latosol. The experiment evaluation has started by the identification of leaflet developmental stages (LDS), visually performed according leaflet coloring. Six different LDS (El, E2, E3, E4, E5 and E6) were identified. Net CO, assimilation rate (4) was negative in El, reaching positive values from E2 to E6. At least in parts, negative 4 in El may be explained by the lower chlorophyll a concentration. Nevertheless, 4 significantly increased from E2 to E6, concomitantly to increases in both Chl a+b and Chl a. Stomatal conductance (gs), transpiration (E), and 4/E reached higher averages from E4 to E6. Leaflet sucrose and starch increased according LDS at least in parts in response to increased 4. Anatomical assessments suggest no significant differences in leaflet tissues and structures according LDS. Both epidermal waxes, parenchyma cells, extrafloral nectaries, and stomata structure did not vary with LDS. Higher accumulation of starch and higher frequency of stomata in abaxial epidermis was registered in mature leaflets. Nevertheless, higher frequency of trichomes was observed in youngest leaflets.
This research aimed to evaluate leaflet concentration of chloroplastice pigments and changes in gas exchange, and carbohydrates accumulation as a function of leaflet development in young andiroba plants (Carapa guianensis Aubl.). Andiroba seedlings were cultivated under greenhouse conditions, under continuous irrigation, in 20 L pots filled with flat loam latosol. The experiment evaluation has started by the identification of leaflet developmental stages (LDS), visually performed according leaflet coloring. Six different LDS (El, E2, E3, E4, E5 and E6) were identified. Net CO; assimilation rate (4) was negative in El, reaching positive values from E2 to E6. At least in parts, negative A in El may be explained by the lower chlorophyll a concentration. Nevertheless, 4 significantly increased from E2 to E6, concomitantly to increases in both Chl a+b and Chl a. Stomatal conductance (gs), transpiration (E), and 4/E reached higher averages from E4 to E6. Leaflet sucrose and starch increased according LDS at least in parts in response to increased A.
Qualitative differences in anatomical structures were evaluated according leaflet developmental stage (LDS) of Carapa guianensis (Aubl.) by determining its structural organization using microscopic and micro-chemical techniques. Quantitative assessments were performed just for leaflet frequencies of stomata and trichomes. There were no marked differences in anatomical structures disregarding LDS. Therefore, leaflets from all developmental stages presented similar deposition of epicuticular wax layer, similar cell arrangement in both adaxial and abaxial epidermises, and mesophyll tissue characterized by palisade and sponge parenchyma forming a dorsiventral symmetry. Leaflets were hipostomatic from El to E3 and amphystomatic from E4 to E6, however, stomata were anomocytic regardless LDS. Extrafloral nectaries, glandular and tector trichomes, crystals and starch were common to all LDS. The midrib was composed by sclerenchyma cells with xylem facing the adaxial epidermis and phloem faced to abaxial epiderm. Slightly spherical crystals (drusen) were commonty found in pairs, with greater frequency in abaxial epidermis and in secondary veins. À starch sheath was found regardless LDS, however, higher starch accumulation was clearly evident in mature LDS (such as E5 and E6) rather than in juvenile (El to E4).
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2403
Appears in Collections:Dissertações - Agronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise fisiológica e anatômica de folíolos em diferentes estágios de desenvolvimento de plantas jovens de andiroba.pdf40,19 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com