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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2024-08-02T12:32:39Z-
dc.date.available2024-08-02T12:32:39Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em:pt_BR
dc.identifier.issn1980-6949-
dc.identifier.otherDOI 10.58876/rbbd.2024.2012042-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284-
dc.descriptiono artigo "Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias", foi apresentado e premiado no Seminário Nacional de Biblitoecas Universitárias (SNBU 2023), publicado no volume 20 da Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024pt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectCiência abertapt_BR
dc.subjectRepositório de dadospt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectGestão de dados de pesquisapt_BR
dc.titleCiência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégiaspt_BR
dc.title.alternativeOpen Science in educational institutions: approaches and strategiesen_US
dc.typeArticleen_US
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Cristina Gomespt_BR
dc.description.resumoApresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via Google forms para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outrasações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científicapt_BR
dc.description.abstractIt presents elements of the perception of research leaders to identify information action needs to implement an open scientific data management plan at a public university. Semi-structured questionnaires were administered via Google forms to researchers leading research groups. The result showed that a considerable portion of researchers recognize the benefits of sharing research data, that there are optimistic positions, however, these positions should be seen as extraordinary opportunities for dialogue with other actions to expand researchers' knowledge and involvement with the topic. It is concluded that there is a need to build an internal training policy to adopt new scientific communication practices.en_US
dc.contributor.autorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4996455930908890pt_BR
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