Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. TEDEX
  4. Teses - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2024-05-06T16:10:17Z-
dc.date.available2024-05-06T16:10:17Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.citationGIRARD, Carla Daniella Teixeira. A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Orientador: Edgar Roberto Kirchof. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.otherCDD 025.04pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUniversidade Luterana do Brasilen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPlataforma digitalen_US
dc.subjectBiblioteca digitalen_US
dc.subjectSolucionismo tecnológicoen_US
dc.subjectTecnologia inovadoraen_US
dc.subjectPlataforma Minha Bibliotecaen_US
dc.subjectPlataforma Pearsonen_US
dc.subjectBig Techen_US
dc.titleA plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.en_US
dc.typeThesisen_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752128941340564pt_BR
dc.contributor.advisor1KIRCHOF, Edgar Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4185308849454786pt_BR
dc.contributor.advisor2RUSSINI, Augusto http://lattes.cnpq.br/5959558727957265-
dc.contributor.authorGIRARD, Carla Daniella Teixeira-
dc.description.resumoO solucionismo tecnológico promove a perspectiva de que os problemas da sociedade serão resolvidos por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. Este discurso também está presente no campo educacional. As plataformas digitais de livros, como a Minha Biblioteca e a Pearson, investem em discursos que promovem as tecnologias como salvadoras da qualidade dos seus acervos, como capazes de promover uma aprendizagem personalizada, proporcionar formas diferentes de leitura e outras práticas que contribuem para a melhoria da qualidade das IES. Assim, nesta tese, o objetivo é analisar, sob a perspectiva dos EC, como as plataformas digitais Minha Biblioteca e Pearson Highter Education promovem o discurso do solucionismo tecnológico para o campo da educação. Os objetivos específicos da pesquisa, por sua vez, são apresentar um panorama da história da escrita, do livro e das bibliotecas; relacionar as bibliotecas com o conceito de artefato cultural; apresentar as discussões sobre plataformização e sua teoria; evidenciar os principais discursos sobre solucionismo tecnológico evidentes na plataforma Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com análise do material empírico constituído por capturas de tela nas duas plataformas, totalizando 303 telas. A fundamentação teórica é constituída em dois pilares. O primeiro é relacionado à escrita, ao livro e à biblioteca, com autores como Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998). O segundo é relacionado aos estudos sobre plataformização, principalmente Van Dijck, Poell e Waal (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), e Rivas (2021). Com base nas análises, foi possível concluir que os discursos reproduzidos pelas plataformas digitais estão relacionados com o solucionismo tecnológico.en_US
dc.description.abstractTechnological solver builds the worldview that all the society's problematic can be resolved through the access and use of innovative Technologies and in education, and scholar field this thought is also applied.The digital book platforms, as ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson Highter Education’ has been investing in discourses that figure the technologies as saviors, that includes the quality of their collections, as well as capable of promoting personalized learning and providing different ways of reading and other practices that contribute to improvement quality of higher education institution – HEI. Thus, the thesis’ objective is to analyze through the Cultural Studies’ perspective, the digital platforms ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Highter Education’ in the face of Technological solver in the education and scholar field. The research’s specific objectives are, to present the books and libraries’ history; to relate libraries to the concept of cultural artifact; to present theoretical discussions about platformization and to highlight the main discourses about Technological solver evident on the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’. Methodologically, the research is qualitative through bibliographic research and analysis of empirical content consisting of screenshots set take from the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’, totaling 303 screens. The theoretical foundation consists of two pillars, one related to writing, books and libraries with authors such as Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998) and, on the library from a cultural perspective, addressing platformization, there are authors Vries (2005); Hall (1997, 2006, 2016); DuGay et al. (1997); Van Dijck, Poell and Waal (2018), Poell, Nieborg and Van Dijck (2020), Van Dijck, Poell and Waal (2018) and Rivas (2021). Based on the analyses, it is inferred that the speeches reproduced by digital platforms are related to Technological solver.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6024-8743pt_BR
Aparece nas coleções:Teses - Externas a UFRA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A plataformização das bibliotecas....pdfA plataformização das bibliotecas: uma análise...8,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com