Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. PROGEP
  4. PROGEP - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Título: Auto-avaliação institucional: desafios, limites e perspectivas: um estudo de caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Autor(es): SOUSA, Ranyelle Foro de
FROTA, Francisco Horácio da Silva
Palavras-chave: Avaliação institucional
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Auto-avaliação institucional
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Políticas públicas - Educação superior
Public policy in higher education
Assessment of higher education
Self-assessment
Data do documento: 2023-12-13
Editor: Revista do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas
Citação: SOUSA, Ranyelle Foro de. Auto-avaliação institucional: desafios, limites e perspectivas: um estudo de caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). SOUSA, R. F. de; FROTA, F. H. da S. Auto-Avaliação Institucional: Desafios, Limites e Perspectivas:: um Estudo de Caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Conhecer: debate entre o público e o privado, Fortaleza, CE, v. 2, n. 05, p. 148–173, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: A pesquisa aborda o tema a avaliação institucional. Tem centralidade na proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Analisou-se, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, como se deu o processo de implementação da auto-avaliação institucional proposta pelo SINAES na UFRA, no período 2005-2006, desvelando: as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a implementação da auto-avaliação; os significados e finalidades atribuídas à auto-avaliação pelos gestores institucionais e membros da CPA e os principais desafios e limitações percebidas no processo de implementação e desenvolvimento de auto-avaliação, bem como as suas perspectivas acerca do processo. A análise documental e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados. A pesquisa revelou que a UFRA fez adesão à proposta de auto-avaliação do SINAES, executando-a por meio de ações planejadas pela CPA/UFRA. A participação passiva da comunidade universitária foi destacada como um dos principais desafios enfrentados na implementação e desenvolvimento da auto-avaliação na UFRA, aliado as limitações de carências de infra-estrutura, recursos financeiros, o prazo exíguo para o desenvolvimento de todo o processo na instituição, além das dificuldades de resgate de informações e da ausência de pessoal com qualificação técnica em avaliação na CPA. Dentre as perspectivas geradas, destacam-se: a consolidação de uma cultura de avaliação institucional na UFRA, a incorporação dos resultados da auto-avaliação ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade e a efetivação de mudanças institucionais sinalizadas no relatório de auto-avaliação. Entretanto, estas perspectivas foram, em parte, frustradas porque não ocorreu o tratamento adequado das informações, apontadas no relatório de auto-avaliação, pela gestão universitária.
Abstract: A pesquisa aborda o tema a avaliação institucional. Tem centralidade na proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Analisou-se, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, como se deu o processo de implementação da auto-avaliação institucional proposta pelo SINAES na UFRA, no período 2005-2006, desvelando: as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a implementação da auto-avaliação; os significados e finalidades atribuídas à auto-avaliação pelos gestores institucionais e membros da CPA e os principais desafios e limitações percebidas no processo de implementação e desenvolvimento de auto-avaliação, bem como as suas perspectivas acerca do processo. A análise documental e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados. A pesquisa revelou que a UFRA fez adesão à proposta de auto-avaliação do SINAES, executando-a por meio de ações planejadas pela CPA/UFRA. A participação passiva da comunidade universitária foi destacada como um dos principais desafios enfrentados na implementação e desenvolvimento da auto-avaliação na UFRA, aliado as limitações de carências de infra-estrutura, recursos financeiros, o prazo exíguo para o desenvolvimento de todo o processo na instituição, além das dificuldades de resgate de informações e da ausência de pessoal com qualificação técnica em avaliação na CPA. Dentre as perspectivas geradas, destacam-se: a consolidação de uma cultura de avaliação institucional na UFRA, a incorporação dos resultados da auto-avaliação ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade e a efetivação de mudanças institucionais sinalizadas no relatório de auto-avaliação. Entretanto, estas perspectivas foram, em parte, frustradas porque não ocorreu o tratamento adequado das informações, apontadas no relatório de auto-avaliação, pela gestão universitária.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Aparece nas coleções:PROGEP - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Auto-Avaliação Institucional.pdf764,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com