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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ISPA
  4. ISPA - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2023-12-06T20:47:42Z-
dc.date.available2023-12-06T20:47:42Z-
dc.date.created2022pt_BR
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. M. C.; SOUZA, C. C. N.; SILVA, G. P. Teste de Letramento Funcional em Saúde Animal – LFSA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, São Paulo, v. 20, n. 1, e38221, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2114. Acesso em: .en_US
dc.identifier.otherDOI: https://doi.org/10.36440/recmvz.v20i1.38221-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2114-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherMV&Zen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSaúde animal - Letramento funcionalen_US
dc.subjectLetramento funcional em saúdeen_US
dc.subjectMedicamentoen_US
dc.subjectReceituárioen_US
dc.subjectTerapêuticaen_US
dc.subjectFarmacoeducaçãoen_US
dc.subjectMedicationen_US
dc.subjectPrescriptionen_US
dc.subjectTherapeuticen_US
dc.subjectPharmacoeducationen_US
dc.titleTeste de letramento funcional em saúde animal – LFSA.en_US
dc.title.alternativeFunctional Literacy in Animal Health test – FLAHen_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679578511895456pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3219702292117868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106365775953199pt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Deborah Mara Costa de-
dc.contributor.authorSOUZA, Caio Cezar Nogueira de-
dc.contributor.authorSILVA, Gessiane Pereira da-
dc.description.resumoO Letramento Funcional em Saúde (LFS) é um dos determinantes sociais estabelecidos que indica a capacidade de se obter, analisar e aplicar as informações médicas, no entanto, ainda não existe um formulário aplicado à Medicina Veterinária. No presente trabalho, foi criado um teste de Letramento Funcional em Saúde Animal (LFSA) para ser avaliada a compreensão de tutores de cães e gatos a respeito de informações comumente utilizadas nas prescrições veterinárias. Apesar de entenderem as orientações verbais, 62% têm dificuldade para compreender os horários das medicações e termos técnicos (74%). Foi constatada a existência de associação entre o grau de LFSA e o nível de escolaridade e renda. Tutores com ensino fundamental e renda de até três salários-mínimos (58%) exibiram letramento de crítico (42%) a básico (61%), que foi associado à dificuldade de letramento (p<0,001 e p = 0,04). O teste apresenta questões rápidas e práticas e pode ser aplicado pelo médico-veterinário antes da prescrição e melhorar a comunicação com o tutor.en_US
dc.description.abstractThe Functional Health Literacy (FLH) is one of the social determinants that indicates the ability to obtain, analyze and apply medical information, however until now it was not applied in Veterinary Medicine. In the present paper it was created a Functional Literacy in Animal Health (FLAH) test to assess if dog and cat owner’s can understand information commonly used in veterinary prescriptions. In spite of understanding the verbal guidelines, 62% have difficulty in understanding medication schedules and technical terms (74%). There was an association between the FLAH degree and the education level and income. The owners with complete primary education show critical (42%) and basic (61%) literacy along with an income of up to three minimum wages (58%), which are associated with literacy difficulties (p <0,001 and p = 0,04). The test presents quick and practical questions and can be applied by the veterinarian before the prescription, improving the communication with pet owners.en_US
dc.creator.ORCID0000-0001-6860-3797pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3149-6662pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0943-5487pt_BR
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