Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. PPGCF
  4. Dissertações - Ciências Florestais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2076
Título: Efeito de tratamentos silviculturais sobre o crescimento de espécies arbóreas em uma floresta densa na Amazônia oriental.
Orientador: CARVALHO, João Olegário Pereira de
Autor(es): OLIVEIRA, Diancarlos Sérgio Pereira de
Palavras-chave: Floresta - Pará
Silvicultura - Pará
Espécie arbórea
Anelagem de árvore
Incremento diamétrico
Tree diameter increment
Trees girdling
Forest - Pará
Forestry - Pará
Data do documento: 2023-10-17
Editor: UFRA/Campus Belém
Citação: OLIVEIRA, Diancarlos Sérgio Pereira de. Efeito de tratamentos silviculturais sobre o crescimento de espécies arbóreas em uma floresta densa na Amazônia oriental. Orientador: Dr. João Olegário Pereira de Carvalho. 2023. 43 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2076. Acesso em: .
Resumo: Com o intuito de ampliar o conhecimento quanto ao efeito de tratamentos silviculturais sobre espécies arbóreas, visando obter informações que possam contribuir para melhorar o manejo florestal na Amazônia, no presente estudo avaliou-se o crescimento de 56 espécies de importância ecológica nas florestas densas da Amazônia. O estudo foi realizado na Unidade de Manejo Florestal Fazenda Rio Capim, pertencente ao Grupo Keilla Florestal (CIKEL), localizada no município de Paragominas, Amazônia brasileira. A área experimental é constituída de 700 ha, distribuídos em 14 Unidades de Trabalho. Da área total foram explorados 600 hectares em 2004 e 100 hectares foram deixados intactos. Na área explorada foram aplicados tratamentos silviculturais em 2005, ano seguinte à exploração, consistindo em corte de cipós e refinamento por meio do anelamento de árvores. Para as análises estatísticas foram verificados pressupostos da análise de variância (ANOVA), sendo estes: a) normalidade com o teste de Shapiro Wilk (p > 0,05) e visualização com o gráfico Q-Q plot; e b) homocedasticidade pelo teste de Bartlett (p > 0,05). Uma vez não atendidos esses pressupostos, os dados foram analisados utilizando análise de medidas repetidas no tempo (ANOVA) não paramétrica por meio do teste de Kruskall-Wallis (p < 0,05) e após significância, as medidas foram comparadas pelo teste de Dunn (p < 0,05). Os gráficos foram gerados por meio do pacote “ggplot2”, e as análises estatísticas e os resultados pelo pacote “AgroR”. Todas as análises estatísticas foram realizadas no programa R versão 4.2.1, ao nível de p < 0,05 de significância. Houve efeito significativo (p = 0,001), tanto do período como dos tratamentos silviculturais no grupo das 56 espécies. Considerando o grupo de 56 espécies, todos os tratamentos apresentaram maior IPA, aos dois anos após a aplicação de tratamentos silviculturais. O T1 apresentou maior média de IPA, um ano (0,48 cm ano-1 ), dois anos (0,62 cm ano-1 ) e quatro anos (0,52 cm ano-1 ) após a aplicação dos tratamentos silviculturais, diferindo significativamente dos tratamentos T3 e T4 (p = 0,001). O corte de cipós e o desbaste de liberação de copas aumentam o incrementam diamétrico das árvores. A maior captação de radiação solar pelas árvores é fator primordial para aumentar os seus incrementos diamétricos. Conclui-se que o corte de cipós e o desbaste de liberação de copas das árvores para melhor captação de radiação solar são ferramentas importantes para aumentar o incremento diamétrico das árvores para colheitas futuras e, assim, reduzir ciclos de corte.
Abstract: Com o intuito de ampliar o conhecimento quanto ao efeito de tratamentos silviculturais sobre espécies arbóreas, visando obter informações que possam contribuir para melhorar o manejo florestal na Amazônia, no presente estudo avaliou-se o crescimento de 56 espécies de importância ecológica nas florestas densas da Amazônia. O estudo foi realizado na Unidade de Manejo Florestal Fazenda Rio Capim, pertencente ao Grupo Keilla Florestal (CIKEL), localizada no município de Paragominas, Amazônia brasileira. A área experimental é constituída de 700 ha, distribuídos em 14 Unidades de Trabalho. Da área total foram explorados 600 hectares em 2004 e 100 hectares foram deixados intactos. Na área explorada foram aplicados tratamentos silviculturais em 2005, ano seguinte à exploração, consistindo em corte de cipós e refinamento por meio do anelamento de árvores. Para as análises estatísticas foram verificados pressupostos da análise de variância (ANOVA), sendo estes: a) normalidade com o teste de Shapiro Wilk (p > 0,05) e visualização com o gráfico Q-Q plot; e b) homocedasticidade pelo teste de Bartlett (p > 0,05). Uma vez não atendidos esses pressupostos, os dados foram analisados utilizando análise de medidas repetidas no tempo (ANOVA) não paramétrica por meio do teste de Kruskall-Wallis (p < 0,05) e após significância, as medidas foram comparadas pelo teste de Dunn (p < 0,05). Os gráficos foram gerados por meio do pacote “ggplot2”, e as análises estatísticas e os resultados pelo pacote “AgroR”. Todas as análises estatísticas foram realizadas no programa R versão 4.2.1, ao nível de p < 0,05 de significância. Houve efeito significativo (p = 0,001), tanto do período como dos tratamentos silviculturais no grupo das 56 espécies. Considerando o grupo de 56 espécies, todos os tratamentos apresentaram maior IPA, aos dois anos após a aplicação de tratamentos silviculturais. O T1 apresentou maior média de IPA, um ano (0,48 cm ano-1 ), dois anos (0,62 cm ano-1 ) e quatro anos (0,52 cm ano-1 ) após a aplicação dos tratamentos silviculturais, diferindo significativamente dos tratamentos T3 e T4 (p = 0,001). O corte de cipós e o desbaste de liberação de copas aumentam o incrementam diamétrico das árvores. A maior captação de radiação solar pelas árvores é fator primordial para aumentar os seus incrementos diamétricos. Conclui-se que o corte de cipós e o desbaste de liberação de copas das árvores para melhor captação de radiação solar são ferramentas importantes para aumentar o incremento diamétrico das árvores para colheitas futuras e, assim, reduzir ciclos de corte.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2076
Aparece nas coleções:Dissertações - Ciências Florestais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO DE TRATAMENTOS SILVICULTURAIS....pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com