Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Simone Souza da Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T15:29:50Z-
dc.date.available2023-07-18T15:29:50Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.citationLOPES, Raphaella Duarte Cavalcante. Formação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, Belo Horizonte, MG, v. 12, n. 3, p. 1229-1246,set./dez. 2023. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2238-8346pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherRevista Educação e Políticas em Debateen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subjectSpecial educationen_US
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.titleFormação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543165245266840pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044423720257634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850745742319008pt_BR
dc.contributor.authorLOPES, Raphaella Duarte Cavalcante-
dc.contributor.authorROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitaspt_BR
dc.description.resumoA pesquisa descreve o planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de formação sobre inclusão de alunos público da Educação Especial no Ensino Superior para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. O programa de formação foi organizado em cinco temas, conforme o interesse dos docentes: Educação Especial e Inclusiva; deficiência visual; surdez; autismo e acessibilidade. Concluiu-se que é possível realizar ações formativas baseadas nas demandas dos professores e identificou-se a necessidade de maior carga horária, material de apoio, atividades práticas e institucionalização das formações para que ocorram de forma contínua e contribuam para melhoria da qualidade do ensino ofertado às pessoas público da Educação Especial.en_US
dc.description.abstractResearch describes the planning, development, and evaluation of a training program on inclusion of public students of special education in higher education to Federal University of Pará professors – Campus Castanhal, Brazil. Training program was organized in five themes, according to professors’ interest: Special and Inclusive education; visual deficiency; deafness; autism and accessibility. It has been concluded that is possible to perform formative actions based on professors’ demands and it has been identified need of greater workload, support material, practical activities, and training institutionalization so that occurs continuously, and contribute to improve education quality offered to public persons of Special Education.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2010-1322pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7705-0637pt_BR
Aparece nas coleções:ICIBE - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORMAÇÃO+SOBRE+INCLUSÃO+DE+ALUNOS+DA+EDUCAÇÃO+ESPECIAL+-+PORTUGUÊS+-+DIAGRAMADO.pdf250,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com