Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. PPGAGRO
  4. Dissertações - Agronomia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-11-30T17:07:26Z-
dc.date.available2022-11-30T17:07:26Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationALENCAR, Keila Roberta de Carvalho. Estratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas - PA. Orientador: Dr. Marcos Rodrigues. 113 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.otherCDD: 658pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA - Campus Belémen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAgricultura familiar - Paragominasen_US
dc.subjectFeiras livresen_US
dc.subjectCadeias curtas agroalimentaresen_US
dc.subjectInovaçãoen_US
dc.subjectGestãoen_US
dc.subjectFeirantesen_US
dc.subjectShort agrifood chainsen_US
dc.subjectInnovationen_US
dc.subjectManagemenen_US
dc.subjectFamily farmingen_US
dc.titleEstratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas - PA.en_US
dc.typeDissertationen_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645477865203115pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marcospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957793931699890pt_BR
dc.contributor.authorALENCAR, Keila Roberta de Carvalhopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica da comercialização e inovação nas feiras livres da agricultura familiar no município de Paragominas, compreendendo ainda as preferências e relações dos consumidores com essas feiras. Para atingir os objetivos da pesquisa foram usadas metodologias que permitem análises qualitativas e quantitativas. Realizou-se coleta de dados primários através de aplicação de questionários semiestruturados com 33 feirantes de quatro feiras livres e 150 consumidores no município pesquisado. Foi elaborado um índice de inovação dos feirantes (IIF) através das cargas fatoriais e escores da Análise Fatorial Exploratória. Os resultados obtidos a partir do IIF, revelam que inovações estão sendo desenvolvida em todas as feiras de Paragominas, porém, em graduações diferentes. Em 33% dos feirantes o nível de inovação é considerado baixo (IIF<0,33), 58% se classificam em nível médio (IIF >0,33 < 0,66) e, 9% obtiveram desempenho alto (IIF ≥ 0,66). Atribui-se os resultados mais elevados aos feirantes que recebem apoio e orientações técnicas sobre gestão e mercado. Quanto aos consumidores locais, estes preferem comprar nas feiras em detrimento do preço, qualidade dos alimentos e diversidade dos produtos, destacando a valorização dos produtos da agricultura familiar local. As feiras livres de Paragominas se mostram como um importante instrumento de inclusão socioprodutiva aos agricultores familiares locais, portanto, é essencial articular políticas públicas e ações de negócios orientadas à inovação e valorização desse importante canal alternativo de comercialização.en_US
dc.description.abstractThis essay had as an objective to analyze the commercialization dynamics and innovation of family farming free fairs in Paragominas, understanding the consumers of these fairs, and their preferences and relationships. In this research some methodologies were used with the intent to allow qualitative and quantitative analysis, so it could achieve its objectives. The first database was gathered through a semi-structured questionnaire and answered by 33 fair dealers and 150 consumers in the same city. It elaborated the fair dealers innovation index (IIF) through the factorial load and scores of the Exploratory Factor Analysis. These IIF results show innovations are being developed at every Paragominas fairs, although in different graduations. In 33% of the fairs dealers the innovation level was considered low (IIF<0,33), 58% were classified as medium level (IIF >0,33 <0,66) and 9% got high developing (IFF ≥ 0,66). Attributed to the higher results were the fair dealers that received more support and technical guidance about management and business. Talking about the local buyers, they prefer to buy at these fairs because of the price, the products quality and diversity, highlighting the value attributed to the local family farming. Paragominas free fairs show as an important social productivity inclusion tool to the local family farmers, therefore, it’s essential to articulate public policies and innovative business managements and the valorization of this important alternative means of business.en_US
dc.contributor.advisor-co1SILVA, David Costa Correiapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903681293675273pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4065-9929pt_BR
dc.contribuitor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3879-6115pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6061-6665pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NAS FEIRAS DA AGRICULTURA....pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com