Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-11-16T18:54:00Z-
dc.date.available2022-11-16T18:54:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; MATTOS, Carlos André Corrêa de; VIDAL, Josep Pot; CORRÊA, Alessandro de Castro. A Lei de acesso à informação em Instituições Federais de ensino superior: uma investigação na cultura organizacional da Universidade Federal Rural da Amazônia. Revista Perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, PR, v. 12, n. 3, p. 135-154, set./dez. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1752. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn1980-0193pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1752pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMudança organizacionalen_US
dc.subjectOrganizações públicasen_US
dc.subjectGestão organizacionalen_US
dc.subjectAnálise fatorialen_US
dc.subjectAnálise de agrupamentoen_US
dc.subjectOrganizational changeen_US
dc.subjectPublic organizationsen_US
dc.subjectOrganizational managementen_US
dc.subjectFactor analysisen_US
dc.subjectCluster analysisen_US
dc.titleA Lei de acesso à informação em Instituições Federais de ensino superior: uma investigação na cultura organizacional da Universidade Federal Rural da Amazônia.en_US
dc.title.alternativeThe Law on access to information in federal institutions of higher education: an investigation on the organizational culture of the Federal Rural University of Amazonia, Brazil.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550202865807631pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3337808570398709pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415362518177732pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408989265441974pt_BR
dc.contributor.authorGAMA, Merabe Carvalho Ferreira da-
dc.contributor.authorMATTOS, Carlos André Corrêa de-
dc.contributor.authorVIDAL, Josep Pont-
dc.contributor.authorCORRÊA, Alessandro de Castro-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar, sob a perspectiva dos servidores públicos, os principais aspectos da cultura organizacional, que podem influenciar o atendimento da Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso a Informação. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa, de alcance exploratório e descritivo do tipo transversal, com 178 servidores públicos da Universidade Federal Rural da Amazônia, selecionados por amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento de dados utilizou técnicas descritivas, inferenciais e multivariadas, em especial a análise fatorial exploratória (AFE) e a análise de agrupamentos (AA). Os resultados revelaram quatro fatores, que explicaram 69,73% da variância dos dados e foram denominados como: legitimidade da administração pública (22,64%), utilização indevida da informação pública (20,29%), domínio social da informação (14,50%) e poder e controle do servidor público (12,30%). A análise de agrupamentos mostrou a presença de dois grupos: um formado por 58,99% dos entrevistados e outro, por 41,01%. O primeiro foi mais cauteloso quanto à disponibilização de informações organizacionais, enquanto o segundo, mais aberto ao tema. A pesquisa concluiu que, no local da pesquisa, diferentemente da literatura e de outras pesquisas, não foi encontrada forte resistência a mudanças trazidas pela lei, e que, em linhas gerais, os servidores percebem aspectos benéficos no amplo acesso a informação públicaen_US
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze, under the perspective of civil servants, the main aspects of organizational culture, which can influence the compliance with the Law 12,527 of November 18, 2011, known as the Law on Access to Information. A quantitative, cross-sectional, exploratory, and descriptive study was carried out with 178 civil servants of the Federal Rural University of Amazônia, Brazil, selected by simple random probabilistic sampling. Data treatment used descriptive, inferential, and multivariate techniques, especially exploratory factorial analysis (EFA) and cluster analysis (CA). Results showed four factors, which explained 69.73% data variance and were denominated as public administration legitimacy (22.64%), public information misuse (20.29%), social domain of information (14,50%), and power and control of the civil servant (12.30%). The cluster analysis showed the presence of two groups: (1) one group composed by 58.99% of the interviewees; and (2) the other group composed by 41.01% of the interviewees. The former group was more cautious about providing organizational information, while the latter group was more open to the topic. Concluding, the researchers did not find at the research site strong resistance to changes brought by law, and in general the servants perceived beneficial aspects in the broad access to public information, unlike the literature and other researches.en_US
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0002-3027-7479pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6632-3230pt_BR
Aparece nas coleções:Biblioteca Central - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO.pdf426,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com