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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
Título: A Economia do livro no Brasil: produção e consumo sustentáveis.
Autor(es): SOUSA, Leticia Lima de
SOUSA, Alcione Cardoso de
PATRÍCIO, Rafael Silva
SILVA, Simei Nascimento da
CORRÊA, Jean Pereira
Palavras-chave: Produção sustentável – Livro
Consumo sustentável – Livro
Mercado editorial – Análise microeconômica
Consumo produtivo – Concepção marxista
Consumo individual – Concepção marxista
Preservação – Meio ambiente
Data do documento: 2017
Editor: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação.
Citação: SOUSA, Leticia Lima de; SOUSA, Alcione Cardoso de; PATRÍCIO, Rafael Silva; SILVA, Simei Nascimento da; CORRÊA, Jean Pereira. A Economia do livro no Brasil: produção e consumo sustentáveis. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, DF, v. 13, p. 2589-2605, 2017. n. esp. CBBD. Apresentado no XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1751. Acesso em: .
Resumo: O presente artigo tem a seguinte problemática: A produção e o consumo de livros no Brasil são realizados pensando na sustentabilidade? Aborda sobre a produção e o consumo do livro no Brasil verificando os benefícios advindos com a adoção de um modelo de produção e de consumo sustentáveis. Estuda o mercado brasileiro do livro, investigando alguns aspectos importantes, objetivando: mostrar como ocorreu o surgimento e evolução do suporte informacional ao longo do tempo, analisar o mercado editorial utilizando a teoria microeconômica e verificar se existe sustentabilidade no processo de produção e consumo do livro. Realiza a diferenciação entre consumo produtivo e consumo individual sob a concepção marxista. Faz uma revisão de literatura acerca da história do livro a fim de compreender como ocorreu seu surgimento e evolução até chegar aos modernos suportes informacionais. Analisa o mercado editorial sob uma concepção microeconômica. Constata que o mercado editorial é um mercado perfeitamente competitivo. Explicita que é essencial produzir e consumir pensando na questão da preservação do meio ambiente. Ratifica que já existe uma preocupação governamental em produzir e consumir de forma sustentável, pois em 2011 o Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentáveis (CGPCS) formulou o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Conclui que o mercado editorial e os consumidores de livros estão gradativamente se adequando a este novo modo de produção e de consumo sustentáveis proposto pelo PPCS.
Abstract: The present article has the following problematic: The production and the consumption of books in Brazil are realized with sustainability in mind? It discusses the production and consumption of the book in Brazil, verifying the benefits of adopting a sustainable production and consumption model. It studies the Brazilian book market, investigating some important aspects, aiming to: show how the emergence and evolution of informational support occurred over time, analyze the publishing market using microeconomic theory and verify if there is sustainability in the production and consumption process of the book. It makes the differentiation between productive consumption and individual consumption under the Marxist conception. He reviews the history of the book in order to understand how its emergence and evolution occurred until it came to modern informational media. Analyzes the publishing market under a microeconomic conception. He notes that the publishing market is a perfectly competitive market. He explains that it is essential to produce and consume with the preservation of the environment in mind. It ratifies that there is already a governmental concern to produce and consume in a sustainable way, since in 2011 the Ministry of the Environment (MMA), through the Management Committee for Sustainable Production and Consumption (CGPCS), formulated the Action Plan for Sustainable Production and Consumption PPCS). It concludes that the publishing market and book consumers are gradually adapting to this new mode of production and sustainable consumption proposed by the PPCS.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
Aparece nas coleções:Biblioteca Central - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)

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