Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1750
Título: A Economia criativa na biblioteconomia.
Autor(es): GIRARD, Carla Daniella Teixeira
FONSECA, Diego Leonardo de Souza
GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da
Palavras-chave: Economia criativa
Biblioteconomia
Empreendedorismo
Creative economy
Librarianship
Business
Data do documento: 2017
Editor: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citação: GIRARD, Carla Daniella Teixeira; FONSECA, Diego Leonardo de Souza; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da. A Economia criativa na biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, DF, v. 13, p. 2589-2605, 2017. n. esp. CBBD. Apresentado no XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1750. Acesso em: .
Resumo: Este artigo tem como temática a economia criativa voltada à área da Biblioteconomia. Sendo assim, o objetivo deste estudo visa apresentar alguns empreendimentos na área da Biblioteconomia que se inserem no cenário da economia criativa. Para nortear a concretização do objetivo proposto foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, empírica, descritiva e exploratória a partir de quatro negócios que aplicam a economia criativa na Biblioteconomia. As informações coletadas sobre cada empreendimento foram apresentadas em uma tabela, na qual teve o objetivo de identificar os nichos de atuação no mercado, período de atividade, serviços e produtos, foco de criativa e os seus canais de comunicação. Conclui-se, diante disto, que esta pesquisa fomente outros estudos sobre este tema e permitam que outros profissionais da informação reflitam sobre a economia criativa na Biblioteconomia como uma nova alternativa de atuação do mercado atual.
Abstract: This article has as its theme the creative economy focused on the area of Librarianship. Therefore, the objective of this study is to present some projects in the area of librarianship that are part of the creative economy scenario. To guide the achievement of the proposed objective, a bibliographical, empirical, descriptive and exploratory research was used from four businesses that apply the creative economy in Librarianship. The information collected on each venture was presented in a table, in which the objective was to identify the niches of activity in the market, activity period, services and products, creative focus and their communication channels. It is concluded that this research foments other studies on this subject and allow other information professionals to reflect on the creative economy in Librarianship as a new alternative of current market performance.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1750
Aparece nas coleções:Biblioteca Central - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ECONOMIA CRIATIVA NA BIBLIOTECONOMIA.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com