Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. PERIÓDICOS UFRA
  3. Revista Gestão em Conhecimento - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-11-10T19:00:11Z-
dc.date.available2022-11-10T19:00:11Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationSOARES, Márcio Cardoso. A Importância do coordenador para a gestão democrática. Revista Gestão do Conhecimento, Tomé-Açu, Pará, v. 2 n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.56798/RGC-02-2018-04. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2594-9020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/TOMÉ-AÇÚen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCoordenador pedagógicoen_US
dc.subjectGestão democráticaen_US
dc.subjectEducaçãoen_US
dc.subjectEnsinoen_US
dc.titleA importância do coordenador para a gestão democrática.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051331577784117pt_BR
dc.contributor.authorSOARES, Márcio Cardoso-
dc.description.resumoEste estudo teórico tem por assunto principal falar sobre o papel do coordenador pedagógico frente aos desafios escolares, bem como as direções que este profissional poderá tomar para trabalhar em parceria com os demais professores, educadores, gestores e alunos buscando implantar uma gestão educacional, que chamamos de democrática. Procurou-se descrever possíveis contribuições para esse trabalho, com auxílio de pesquisas bibliográficas como método para realizá-lo.Visando definir o que seja gestão democrática, o papel e apoio do coordenador, assim como as melhorias e dificuldades que normalmente ocorrem, sendo estes os objetivos do mesmo. E como resultado percebeu-se que o trabalho do coordenador escolar vem mudando com o tempo e de forma continuada, de maneira a enfrentar os desafios que a escola encontra e de como esta se adapta a este novo modelo de gestão. Os pontos positivos para a implantação se apresentaram com mais importância que os pontos negativos.en_US
dc.description.abstractThis theoretical study has as main subject to talk about the role of the pedagogical coordinator in the face of school challenges, as well as the directions that this professional can take to work in partnership with other teachers, educators, managers and students seeking to implement an educational management, which we call of democratic. We tried to describe possible contributions to this work, with the help of bibliographic research as a method to carry it out. In order to define what democratic management is, the role and support of the coordinator, as well as the improvements and difficulties that normally occur, these being the objectives of the same. And as a result, it was noticed that the work of the school coordinator has been changing over time and continuously, in order to face the challenges that the school encounters and how it adapts to this new management model. The positive points for the implementation were more important than the negative points.en_US
Aparece nas coleções:Revista Gestão em Conhecimento - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do coordenador para a gestão democrática.pdf152,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com