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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. TEDEX
  4. Dissertações - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-10-14T17:18:30Z-
dc.date.available2022-10-14T17:18:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPACHECO, Emilce Pacheco. Avaliação da política pública de ação afirmativa na UFRA: análise do desempenho das cotas sociais no Campus Belém (PA). Orientadora: Profª. Drª Marina Yassuko Toma. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.otherCDD. 306.43pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1730pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFPAen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPrograma de ação afirmativaen_US
dc.subjectPolíticas públicasen_US
dc.subjectEnsino publicoen_US
dc.subjectCotas sociaisen_US
dc.subjectAções afirmativasen_US
dc.subjectAffirmative actionen_US
dc.subjectQuotasen_US
dc.titleAvaliação da política pública de ação afirmativa na UFRA: análise do desempenho das cotas sociais no Campus Belém (PA).en_US
dc.typeDissertationen_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883396550618718pt_BR
dc.contributor.advisor1TOMA, Marina Yassuko-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902573694924865pt_BR
dc.contributor.authorPACHECO, Emilce Pacheco-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo avaliar comparativamente o desempenho dos estudantes de cinco cursos de graduação da UFRA, no período de 2002 a 2004, referentes aos estudantes oriundos de escola pública e privada e o período de 2005 a 2007, referente aos estudantes cotistas e não cotistas, para saber se houve mudança no desempenho acadêmico dos estudantes com a adoção de cotas na universidade, a partir de 2005. Foram utilizadas as informações existentes na Pró-Reitoria de Ensino, por meio dos relatórios de vestibulares e Sistema Acadêmico (SISCA). Na metodologia, utilizou-se a construção de três indicadores: Indicador de Desempenho no Acesso, Indicador de Eficiência e Rendimento e Indicador de Perdas, para submetê-los aos testes comparativos no programa estatístico BioEstat 5.0. Os resultados mostraram que não houve decréscimo no desempenho dos estudantes após adoção de cotas na UFRA. Ou seja, não há diferença entre os estudantes aprovados por escola de origem, com base na Taxa de Sucesso da Graduação, Taxa de Evasão, Frequência de Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) e Taxa de Retenção para escola pública. Houve diferença apenas na Taxa de Retenção dos estudantes oriundos de escola privada.en_US
dc.description.abstractThis research aims to evaluate comparatively the data of students of 5 undergraduate courses of the (UFRA), from 2002 to 2004, related to students from public and private schools and the period from 2005 to 2007, regarding to the quota holders and not quota students to know if there was a decrease in the academic performance of students after the adoption of quotas at the university since 2005.The study is characterized as a case study and the methodology considered the information in the Dean of Education, through the vestibular reports and SISCA.With the construction of three indicators, performance indicator on access, indicator of efficiency and Income and Losses indicator, we performed the calculations of these indicators, then the comparative tests in the statistical program BioEstat 5.0.The results founded by a quantitative analysis of information, showed no decrease in student performance after adoption of quotas in Ufra.In other words, evidence that there was no difference in the comparison of the approved by the school of origin, in Graduation Success Rate in Evasion rate, the frequency of General Income Ratio (CRG), and the retention rate for public school, there only difference in evidence in the retention rate of students from private school.en_US
Aparece nas coleções:Dissertações - Externas a UFRA

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AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NA UFRA.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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