Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2022-05-11T17:31:02Z-
dc.date.available2022-05-11T17:31:02Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationDAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310-
dc.identifier.other10.18264/eadf.v12i1.1666-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592pt_BR
dc.language.isoen_USen_US
dc.publisherICIBE - Campus Belémen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação básica - Ensino remotoen_US
dc.subjectTecnologias digitais - Ensinoen_US
dc.subjectEnsino remoto emergencialen_US
dc.subjectEnsino - Pandemia Covid-19en_US
dc.titleO Professor da educação básica e as tecnologias digitais no ensino remoto: estudo de caso.en_US
dc.title.alternativeThe Basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094888319396988pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3986459162046180pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732100342345743pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9543165245266840pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8273198217435163pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794198610723464pt_BR
dc.contributor.authorDAVIS, Ivonete Andrade-
dc.contributor.authorSANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos-
dc.contributor.authorCOSTA, Fernando Augusto Ribeiro-
dc.contributor.authorROSÁRIO, Hilda Freitas-
dc.contributor.authorROSÁRIO, Denis-
dc.contributor.authorSERUFFO, Marcos César da Rocha-
dc.description.resumoEste artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.en_US
dc.description.abstractThis article aims to analyze the perception of elementary school teachers about their practices and remote teaching, which was implemented in an emergency due to the Covid-19 pandemic. It is a survey, in which 46 teach-ers participated when answering a form with 17 closed questions and an open one about this experience, the digital technologies used, the difficul-ties in this implementation, the access to the internet, among others. The participants identified messaging applications (WhatsApp and Telegram) as the most used tools in class, being considered the easiest, and the posture of permanent learners was observed in them.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0226-7505pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2010-1322pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1119-2450pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8106-0560pt_BR
Aparece nas coleções:ICIBE - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Professor da Educação Básica.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com