Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Language
    • português
    • English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Artigos Científicos
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Title: O Professor da educação básica e as tecnologias digitais no ensino remoto: estudo de caso.
Authors: DAVIS, Ivonete Andrade
SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos
COSTA, Fernando Augusto Ribeiro
ROSÁRIO, Hilda Freitas
ROSÁRIO, Denis
SERUFFO, Marcos César da Rocha
Keywords: Educação básica - Ensino remoto
Tecnologias digitais - Ensino
Ensino remoto emergencial
Ensino - Pandemia Covid-19
Issue Date: 2022-04-12
Publisher: ICIBE - Campus Belém
Citation: DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: .
Resumo: Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.
Abstract: This article aims to analyze the perception of elementary school teachers about their practices and remote teaching, which was implemented in an emergency due to the Covid-19 pandemic. It is a survey, in which 46 teach-ers participated when answering a form with 17 closed questions and an open one about this experience, the digital technologies used, the difficul-ties in this implementation, the access to the internet, among others. The participants identified messaging applications (WhatsApp and Telegram) as the most used tools in class, being considered the easiest, and the posture of permanent learners was observed in them.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Appears in Collections:ICIBE - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Professor da Educação Básica.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com