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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. BIBLIOTECA UFRA (Campus Belém)
  4. Biblioteca Central - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Título: Percepções de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia sobre o Acesso Aberto.
Autor(es): SANTOS, Ana Cristina Gomes
FREITAS, Judite Antonieta Gonçalves de
Palavras-chave: Acesso aberto - Pesquisadores
Universidade Federal Rural da Amazônia
Ciência aberta - Universidade Federal Rural da Amazônia
Publicação científica
Ciências agrárias
UFRA
Scientific publication
Agrarian sciences
Data do documento: 2022-03-15
Editor: Brazilian Journal of Developmen
Citação: SANTOS, A.C.G.; FREITAS, J. A.G. Percepções de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia sobre o acesso aberto. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 18323-18340, mar., 2022. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1549. Acesso em: .
Resumo: Apresenta elementos que apontam a percepção dos pesquisadores a acerca da relação entre acesso aberto e comunicação na ciência. O estudo faz parte de um projeto de tese de doutoramento que visa apresentar um projeto piloto de Ciência Aberta na Universidade Federal Rural da Amazônia. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que se utilizou, como recurso metodológico, a aplicação de entrevista semiestruturadas encaminhada via Gogle forms para 166 de pesquisadores que possuem projetos de pesquisa cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa da instituição. Após três convites 32 responderam à pesquisa, o propósito era obter dados que possam demonstrar a percepção dos pesquisadores quanto ao acesso aberto e dados abertos na publicação científica e elementos associados à visibilidade, reconhecimento, obtenção de prestígio, entre outros que se relacionam com o acesso aberto.A pesquisa apontou que uma larga maioria dos respondentes reconhecemos benefícios da partilha de dados de pesquisa não publicados,justificando as suas posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outras ações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema, assim como apontou que a maioria ainda não pratica o compartilhamento de dados.O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de construção de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científica.
Abstract: It presents elements that point out the researchers' perception about the relationship between open access and communication in science.The study is part of a doctoral thesis project that aims to present an Open Science pilot project at the Federal Rural University of Amazônia.This is a qualitative research, which used, as a methodological resource, the application of semi-structured interviews sent via Gogle forms to 166 researchers who haveresearch projects registered in the Pro-Rectory of Research of the institution. After three invitations 32 responded to the survey, the purpose was to obtain data that can demonstrate the researchers' perception of open access and open data in scientific publication and elements associated with visibility, recognition, achievement of prestige, among others related to open access.The survey showed that a large majority of respondents recognize the benefits of sharing unpublished research data, justifying their optimistic positions, however, these positions should be seen as extraordinary opportunities for dialogue with other actions to expand the knowledge and involvement of researchers with the theme, as well as pointed out that most do not yet practice data sharing.The research result points to the need to build an internal training policy for the adoption of new scientific communication practices.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
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