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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. PPGSPAA (Belém)
  4. Teses - Saúde e Produção Animal na Amazônia (Belém)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-10-28T01:21:36Z-
dc.date.available2021-10-28T01:21:36Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationSOARES, Paola Cardias. Comportamento simbólico em primatas não humanos: panorama geral e estudo de caso em macacos Rhesus (Macaca mulatta). Orientadora: Érika Branco. 2021. 110 f. Tese (Doutorado em Saúde e Produção Animal na Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1458. Acesso em: .pt_Br
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1458-
dc.description.sponsorshipCAPESen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Campus Belémen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMacaca mulattaen_US
dc.subjectPrimatas não-humanosen_US
dc.subjectMacacos Rhesusen_US
dc.subjectPrimatas não-humanos - Símbolosen_US
dc.titleComportamento simbólico em primatas não humanos: panorama geral e estudo de caso em macacos Rhesus (Macaca mulatta).en_US
dc.typeThesisen_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978060547725760pt_Br
dc.contributor.advisor1BRANCO, Érika Renata-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787312211445595pt_Br
dc.contributor.authorSOARES, Paola Cardias-
dc.description.resumoSegundo Pierce, a definição de símbolo constitui um signo – não necessariamente pictórico - que não tenha semelhança física ou direta com o objeto a que se refere, mas que o represente e o dote de significado por meio de uma relação arbitrária aprendida por convencionalidade, em um dado contexto particular. Ao longo dos anos, pesquisadores das mais diversas áreas buscam treinar tais relações de modo a investigar se primatas não humanos seriam capazes de aprender e usar símbolos, semelhante à forma como nós humanos fazemos com a linguagem que nos é ensinada. Diferentes abordagens e paradigmas foram aplicados, desde o ensino da linguagem humana falada, passando pela linguagem de sinais até representações pictóricas e simbólicas de conceitos linguísticos, revisadas no primeiro capítulo deste manuscrito. A formação de classes de estímulos equivalentes proposta por Sidman e Tailby (1982) constitui uma das abordagens para o estudo do comportamento simbólico, a partir da ferramenta de escolha de acordo com o modelo (Matching-to-sample – MTS). No segundo capítulo, investigamos o potencial simbólico de macacos rhesus (Macaca mulatta) a partir desta abordagem, apresentando dados que inferem a emergência de simetria para, pelo menos, um sujeito. Reforçamos também a necessidade de adaptações metodológicas e estudos futuros, de modo a obtermos resultados mais robustos.en_US
dc.description.abstractAccording to Pierce, the definition of a symbol constitutes a sign - not necessarily pictorial - that has no physical or direct resemblance to the object to which it refers, but that represents and gives a meaning to it, through an arbitrary relationship learned by conventionality, in a particular context. Over the years, researchers in the most diverse areas have sought to train such relationships in order to investigate whether non-human primates would be able to learn and use symbols, similar to the way humans do with the language we are taught. Different approaches and paradigms were applied, from the teaching of spoken human language, to sign language, and to pictorial and symbolic representations of linguistic concepts, reviewed in the first chapter of this manuscript. The formation of equivalent stimulus classes proposed by Sidman and Tailby (1982), though matching-to-sample (MTS), constitutes one of the approaches to the study of symbolic behavior. In the second chapter, we investigate the symbolic potential of rhesus macaques (Macaca mulatta) from this approach, presenting data that infer the emergence of symmetry for at least one subject. We also reinforce the need for methodological adaptations and future studies, in order to obtain more robust results.en_US
dc.subject.areadeconcentracaoSaúde animalpt_Br
dc.contributor.advisor-co1GALVÃO, Olavo de Fariapt_Br
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7483948147827075pt_Br
dc.contribuitor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8979-9338pt_Br
Aparece nas coleções:Teses - Saúde e Produção Animal na Amazônia (Belém)

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Comportamento simbólico em primatas não humanos - Panorama geral e estudo de caso em macacos Rhesus (Macaca mulatta).pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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