Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Language
    • português
    • English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. PROGEP
  4. PROGEP - Livros, Folhetos e E-books
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1354
Title: Inovação e metodologias ativas no ensino remoto.
Authors: PACHECO, Marcelo (org.)
COSTA, Rafael (org.)
OLIVEIRA, Victor (org.)
Keywords: Ensino remoto - Metodologia ativa
Inovação educacional
Metodologias Ativas
Ensino remoto
Ensino aprendizagem - Inovação
Prática pedagógica
Issue Date: 2021-04
Publisher: Ufra - Campus Belém
Citation: PACHECO, Marcelo; COSTA, Rafael; OLIVEIRA, Victor. Inovação e metodologias ativas no ensino remoto. Belém: Universidade Federal do Pará/Universidade Federal Rural da Amazônia/ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, 2021.
Resumo: Quando pontuamos o contexto da Inovação no Ensino, rapidamente deparamo-nos com os avanços em um cenário que permitiu, não só falarmos da prática de Metodologias Ativas no Ensino Remoto, mas também de repensar nossos espaços de aprendizagem. Esse rápido processo de adaptação do Ensino para o formato remoto, fez emergir nos espaços educativos a necessidade de buscar ferramentas ágeis e Metodologias Ativas que pudessem se adequar a esse novo contexto, trazendo consigo o debate de temas contemporâneos da área educacional, pois a Educação, a exemplo também desse novo paradigma, vem sofrendo novas intervenções por parte do Poder Público, apresentando mudanças significativas na sua oferta, nos modelos de gestão, nas configurações cotidianas que as políticas educacionais têm assumido. Pensar em Metodologias Ativas e ferramentas ágeis para esse novo contexto exige um permanente processo de estudo e atualização, para que o uso de tais espaços ou propostas, por parte dos educadores, seja de forma crítica, considerando a melhor forma de promover uma aprendizagem significativa nos espaços escolares, ainda que de forma remota.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1354
Appears in Collections:PROGEP - Livros, Folhetos e E-books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia Educacional Versão 1.0.pdf13,24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com