Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. TEDEX
  4. Dissertações - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2021-04-14T15:04:48Z-
dc.date.available2021-04-14T15:04:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOARES, Anderson Gregório Marques. Uma interface t-commerce com o auxilio de uma técnica de visualização da informação para o middleware brasileiro de iDTV. Orientador: Bianchi Serique Meiguins. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.en_US
dc.identifier.otherCDD: 005.1-
dc.identifier.urirepositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1188-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/Capanemaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistemas de Informaçãoen_US
dc.subjectVisualização da Informaçãoen_US
dc.subjectTelevisão Digital Interativaen_US
dc.titleUma interface t-commerce com o auxilio de uma técnica de visualização da informação para o middleware brasileiro de iDTVen_US
dc.typeDissertationen_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3032638002357978pt_BR
dc.contributor.advisor1MEIGUINS, Bianchi Serique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1643661345412956pt_BR
dc.contributor.authorSOARES, Anderson Gregório Marques-
dc.description.resumoCom o crescimento progressivo do e-commerce no cenário brasileiro e propagação das transmissões digitais na TV, cresce a demanda por aplicações interativas no suporte a atividades como: escolher e comprar produtos. Dentro deste contexto, este trabalho tem como principal hipótese verificar se a utilização de uma técnica de visualização de informação - InfoVis no cenário do t-commerce facilitaria a percepção e permitiria aos telespectadores tomarem melhores decisões no ato de uma compra. Para tal, a fim de facilitar o processo de compras através da TV Digital Interativa (Interactive Digital TV - iDTV) este trabalho desenvolveu uma interface de t-commerce baseada no middleware brasileiro de televisão digital - Ginga, com o auxilio da técnica de InfoVis chamada treemap, com o objetivo de enriquecer a interface do telespectador com mais informações de forma organizada e coerente, de modo a ampliar sua compreensão dos dados. Como forma de validar a hipótese e avaliar a interface de t-commerce, foi realizado testes de usabilidade com usuários, e para avaliar o volume da carga de trabalho subjetiva durante os testes, utilizou-se a avaliação NASA-TLX (NASA - Task Load Index). Por conseguinte, conclui-se que a aplicação de uma técnica InfoVis no cenário do t-commerce mostrou-se eficaz.en_US
dc.description.abstractWith the progressive growth of e-commerce in Brazilian scenario and the spreading of the digital transmissions on TV, grows up the demand for interactive applications supporting activities, such as to choose and buy products. In this context, this work’s main hypothesis verify if the use of a Information Visualization (InfoVis) technique in the t-commerce scenario, would facilitate the perception and would allow the views to take better decisions at purchase. To ease the decision process while choosing products by the Interactive Digital TV (iDTV), this work developed a t-commerce interface based on the Brazilian digital TV middleware – Ginga, we used the Treemap InfoVis technique, in order to improve the viewer interface with more organized and coherent information to enlarge their understanding of the data. As a mean to validate the hypotheses and assess the t-commerce interface, a usability test was done, and to evaluate the volume of subjective workload during the tests, the NASA-TLX (NASA - Task Load Index) were used. Therefore, we concluded that the application of a InfoVis technique in the t-commerce scenario proved to be effective.en_US
Aparece nas coleções:Dissertações - Externas a UFRA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma interface t-commerce com o auxílio de uma técnica de visualização da.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com