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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ISARH
  4. ISARH - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
Título: Participação social e percepção socioambiental: análise dos impactos de prolongamento de via urbana, Belém, Pará.
Autor(es): SOUSA, Lais Victória Ferreira de
ALMEIDA, Ruth Helena Cristo
Palavras-chave: Via urbana - Percepção socioambiental - Belém, PA
Impacto Social - Belém, PA
Urbanização - Belém, PA
Legislação Ambiental - Belém, PA
Organização Social
Percepção socioambiental - Belém, PA
Data do documento: 2018-01-26
Editor: Revista: CCCSS Contribuciones a las Ciencias Sociales
Citação: SOUSA, Laís Victória Ferreira de; ALMEIDA, Ruth Helena Cristo. Participação social e percepção socioambiental: análise dos impactos de prolongamento de via urbana, Belém, Pará. Revista: CCCSS Contribuciones a las Ciencias Sociales, [online], jan./mar. 2018. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1010. Acesso em:
Resumo: Este trabalho analisou a participação social e a percepção socioambiental dos moradores que foram afetados pela construção de uma rodovia urbana entre os municípios de Belém e Ananindeua, no Estado do Pará. A obra denominada de Prolongamento da Avenida João Paulo II, está em andamento desde o ano de 2013, a obra tem o objetivo de interligar os dois municípios e desafogar o trânsito intenso da região. Pesquisou-se como os moradores vizinhos à obra foram afetados pelas mudanças na região (mudanças sociais, ambientais e socioambientais). Para coleta de dados, questionários foram aplicados em moradores dos bairros afetados pela obra de prolongamento. Os resultados mostram que os moradores se consideram conhecedores da obra e das alterações ambientais que vem se estabelecendo, porém, consideram que as informações fornecidas pelos responsáveis (Governo do Estado do Pará e Construtora) são insuficientes. Revelou-se a baixa participação social na tomada de decisões, e que, mesmo os entrevistados afirmarem a importância de reuniões e de organização nos bairros, o número de moradores ativos nas associações é muito pequeno. Mais de 60% dos entrevistados alegaram não ter participado de nenhuma movimentação para discutir sobre a obra, e também afirmaram não terem sido consultados, nem por órgãos do Estado do Pará, nem pela construtora responsável pela obra, sobre as mudanças decorrentes do empreendimento. Os moradores revelaram o anseio por melhoria na qualidade de vida. O trabalho apresentou uma perspectiva geral sobre a obra, não apenas visando o melhoramento no trânsito da capital, mas também os impactos causados pela obra de prolongamento.
Abstract: This work analyzed the social participation and the socioenvironmental perception of the residents who were affected by the construction of an urban highway between the municipalities of Belém and Ananindeua, in the State of Pará. The work called Extension of João Paulo II Avenue, has been underway since year of 2013, the work has the objective to interconnect the two municipalities and to unload the intense traffic of the region. It was investigated how the neighbors of the work were affected by the changes in the region (social, environmental and socio-environmental changes). For data collection, questionnaires were applied to residents of neighborhoods affected by the extension work. The results show that the residents consider themselves to be knowledgeable about the work and the environmental changes that have been established, but consider that the information provided by the responsible ones (Government of the State of Pará and Construction Company) is insufficient. The low social participation in decision making was revealed, and that even the interviewees affirm the importance of meetings and organization in the neighborhoods, the number of active residents in the associations is very small. More than 60% of the interviewees claimed that they had not participated in any movement to discuss the work, and also stated that they had not been consulted, either by agencies of the State of Pará or by the construction company responsible for the work, about the changes resulting from the project. The residents showed their longing for improvement in quality of life. The work presented a general perspective on the work, not only aiming at improving the capital traffic, but also the impacts caused by the work of extension.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
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